top of page

Strategy Engineering

autor2jpeg_edited_edited.jpg

Tivemos testes amplos de um novo padrão de rádio digital esta semana e não foi DAB+, HD Radio nem DRM

Esta semana tivemos testes de um novo padrão de rádio digital e, como o título já antecipa, nenhum dos três grandes padrões participou desses ensaios. O trabalho foi de caráter experimental e laboratorial, mas também contou com amplo giro em campo e por diferentes situações geográficas. Os testes, além da fase mais científica e preparatória, voltada à produção de papers com parâmetros, descrições, detalhamentos e um conjunto amplo de informações e comparações, foram extremamente práticos.

Esse material servirá tanto aos curiosos em geral quanto como documento oficial para análise, possibilitando testes acompanhados por órgãos competentes, agora em escala e em campo, já sob olhares mais amplos do mundo. Assim, grande parte dessa curiosidade tende a ser gradualmente revelada.

Comparativos diretos e robustos sobre a cobertura das rádios em transmissões analógicas versus transmissão digital, além da diversidade de locais de captação, foram exaustivamente explorados. Testes de repetição permitiram obter registros contundentes que comprovam a invariabilidade do desempenho frente a mudanças atmosféricas ou a eventos elétricos proximais.


Algumas observações dos testes já podem ser adiantadas:

  • Conflito entre sinais analógicos e digitais: não foi observado.

  • Delay entre o sinal analógico e o digital: sim, como esperado em transmissões digitais.

  • Comparativo de sombras entre sinal analógico e digital: o digital apresentou praticamente ausência de sombra dentro do contorno protegido. O sinal silenciado representou apenas 0,027% do percurso A e não houve corte no sinal no percurso B. Já o sinal analógico apresentou diversos pontos de ruído e fadings (detalhamento em mapa).

  • Qualidade do áudio digital: configurável. No teste foi utilizada taxa de 96 kbps em AAC+.

  • Distância máxima de afastamento entre o veículo captador e a emissora (linha direta): percurso A com 28,5 km e percurso B com 25,4 km.


O país de realização dos testes permanecerá, por ora, sob reserva, sendo divulgado em momento oportuno.

 
 
 

Comentários


grupo_edited.png
bottom of page