top of page

Strategy Engineering

autor2jpeg_edited_edited.jpg

Altura de torre da Jovem Pan Natal irá aumentar sua altura em 60%

Além do aumento de torre, a retransmissora do sinal da Jovem Pan em Natal passará a ocupar uma melhor posição na estrutura, evitando o chamado efeito sombra, que não se resume a um bloqueio parcial em algumas direções, mas também atua como fator de difusão, capaz de provocar até mesmo o autocancelamento de sinais em determinadas situações de rebatimento.

A estrutura da nova torre terá 56 metros, com o centro irradiador da antena posicionado ao nível de 50 metros, representando um ganho considerável em relação ao posicionamento inicial, que não ultrapassava 32 metros.

Os ganhos esperados são principalmente de horizonte de sinal, já que maior altura proporciona maior distância de alcance, além da eliminação do efeito sombra da própria torre. Nessa configuração, a emissora irá operar com 12,5 kW de potência em seu transmissor. De forma geral, as emissoras de Natal, em sua grande maioria, trabalham entre 3 kW e 10 kW, embora existam exceções, como a própria 99,5, que opera acima de 10 kW, e a 98,9 FM, que trabalha acima de 20 kW.

O sinal deve melhorar de forma significativa até as cidades que fazem divisa com a Paraíba. Inclusive, algumas cidades paraibanas terão condições de captar o sinal da Jovem Pan Natal sem maiores dificuldades. A grande expectativa, porém, é uma cobertura mais vistosa no litoral sul e melhores penetrações nos eixos em direção a Santa Cruz e à BR 304.

A data da mudança de torre ainda não foi definida, mas deve ocorrer no primeiro semestre de 2026. A nova altura já consta na permissão de operação e o endereço não será alterado. Será, basicamente, uma substituição de estrutura.

Comentários


grupo_edited.png
bottom of page