top of page

Strategy Engineering

autor2jpeg_edited_edited.jpg

Expansão de FMs na mesma frequência entre Natal e João Pessoa compromete a qualidade de recepção nos trechos intermediários

A segunda frequência gêmea entre Natal e João Pessoa está nascendo. A primeira foi o encontro entre a 103,9 de Natal, hoje ocupada pela Mix FM Natal, e a novata 103,9 de João Pessoa, a Parahyba FM, canal que surgiu a partir do processo de migração da Tabajara AM. Como a Tabajara já possuía uma emissora em FM, o ganho de um novo canal permitiu o nascimento de outro projeto.

Como já comentamos anteriormente, existem trechos entre as duas capitais em que cidades que antes captavam com relativa estabilidade o sinal de Natal hoje passam a captar chiados, com algum áudio de fundo alternando entre a Mix FM Natal e a Parahyba FM. É uma pena que não operem em frequências diferentes.

Essa dificuldade já é perceptível nos trechos de Nísia Floresta, especialmente na região de praias, e depois de Goianinha, seguindo em direção ao sul, onde o sinal proveniente de João Pessoa vai, aos poucos, se impondo.

Agora, a próxima emissora a receber um sinal na mesma frequência vindo de Natal será a Arapuan FM de João Pessoa. A Arapuan, inclusive, não é captada com muita facilidade em áreas mais afastadas da capital paraibana. A emissora que chega com maior facilidade onde estou, mesmo a mais de 100 km de João Pessoa, é a Mix FM. Resta saber se, em Mamanguape/PB, a 95,3 FM de Natal passará a anular parcial ou totalmente o sinal da Arapuan de João Pessoa.

Esse tipo de experiência de interferência mútua é extremamente comum entre rádios comunitárias, que em geral operam em 87,9 MHz. Trata-se de uma dificuldade histórica desde que as radcoms se popularizaram, afetando estações próximas entre si. É uma característica particularmente sensível em emissoras de pequeno porte: quando duas rádios operam na mesma frequência a poucos quilômetros de distância, já é possível perceber interferência ou, no mínimo, perda significativa de qualidade de áudio assim que se toma alguma distância de uma dela.


A novidade agora é a entrada da 95,3 MHz, a IFRN FM, emissora vinculada à Rede Nacional de Comunicação Pública. Em João Pessoa, a 95,3 MHz é ocupada pela Arapuan FM.


Temos as FMs gêmeas entre João Pessoa e Natal:

103,9 MHz – Mix FM (Natal) x 103,9 MHz – Parahyba FM (João Pessoa)

e 95,3 MHz - IFRN FM (Natal) x 95,3 MHz - Arapuan FM (João Pessoa)


Comentários


grupo_edited.png
bottom of page