A 104 FM de Natal foi vendida, nova torre da Jovem Pan Natal, e a Metropolitana (SP) andou "cantando" FMs locais para sua rede
- Ricardo Gurgel

- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
104 FM
Novidades com mais detalhes nos próximos dias. O mercado de compra e venda de emissoras segue trazendo movimentos até bem inesperados, que apontam para um paradoxo curioso: enquanto alguns apostam no crescimento do FM, outros claramente desistem do rádio.


Rede Metropolitana
A Metropolitana FM (rede), de São Paulo, andou “cantando” pelo menos uma das FMs de Natal, e eu apostaria que não foi a única. Não que Natal seja um mercado-chave para a Rede Metropolitana, mas conquistar ao menos mais uma afiliada para o lançamento da rede faria todo sentido, especialmente para compor um número inicial de emissoras minimamente apresentável.
CBN Natal
Foi um ano com movimento, já que a 91,1 FM (CBN Natal) ganhou novo dono em 2025, além de outras emissoras que integravam o sistema e também foram vendidas ao grupo.
Nova torre da Jovem Pan Natal
Em 2026, está prevista a elevação da torre de transmissão. A 99,5 MHz, que já opera com autorização para maior altura de torre, deixará de utilizar a mesma estrutura da 98 FM a partir de março. Para isso, a emissora contará com um mastro independente, instalado em uma nova torre no mesmo terreno, porém com maior altura.
As vantagens são claras: a estação deixará de sofrer com efeitos de bloqueio e reflexões irregulares, comuns em transmissões FM com antenas instaladas nas laterais de torres de grande volume. Com um horizonte mais limpo e elevado, o desempenho do sinal tende a melhorar de forma significativa, o que é naturalmente benéfico para transmissões em FM.
Em 2025, a Jovem Pan Natal passou por mudanças relevantes: houve a troca de frequência, de 89,9 MHz para 99,5 MHz; a autorização para aumento de potência, de 5 kW para 12 kW; e a transferência do parque de transmissão para o complexo Brunei Candelária Center, saindo de São Gonçalo do Amarante e passando a operar no bairro de Candelária, em Natal. O complexo também pertence ao grupo Dial Natal, e a emissora integra o mesmo sistema da 98 FM.










Comentários