Tanques: 20 pontos, Soldados: 6 pontos – A Gamificação na Guerra da Ucrânia com Prêmios para Soldados
- Ricardo Gurgel
- 12 de mai.
- 3 min de leitura
As informações resumidas aqui têm como fonte um vídeo do professor HOC, no qual ele explica um sistema de gamificação de alta eficiência adotado pela Ucrânia para obter elevado desempenho de seus drones em combate. É impressionante como a Ucrânia se tornou um símbolo de excelência em estratégias de guerra. Quando foi invadida, muitos acreditavam que o país sucumbiria rapidamente diante da Rússia, até então vista como uma das nações mais poderosas e preparadas para um conflito. No entanto, a guerra já dura anos, e a tecnologia revolucionou as antigas estratégias de campo. Os sistemas de inteligência ganharam destaque crucial para o sucesso, e, a cada nova estratégia revelada, o roteiro desse conflito se torna ainda mais fascinante.
Resumo da Estratégia de Gamificação da Ucrânia com Drones
A Ucrânia adotou um sistema de gamificação militar para estimular a eficácia dos ataques com drones. Esse modelo transforma missões reais em uma espécie de jogo de pontuação, onde unidades recebem pontos por alvos destruídos:
6 pontos por soldado russo m****o (antes eram 2);
20 pontos por tanque danificado;
40 pontos por tanque destruído;
50 pontos por sistemas de foguetes múltiplos destruídos.
As pontuações são públicas, incentivando a competição entre unidades, e os pontos podem ser trocados por equipamentos militares (como drones, munições ou bloqueadores de sinal) no Brave One Market, uma espécie de loja interna do programa Army of Drones.
Essa abordagem gera quatro grandes vantagens:
Competição entre unidades, estimulando melhor desempenho.
Priorização de alvos, ajustando a pontuação conforme os objetivos estratégicos.
Documentação obrigatória, o que gera inteligência de campo valiosa.
Autonomia das unidades, que compram diretamente o que precisam do fabricante.
Além disso, após cada missão, há uma avaliação dos equipamentos utilizados, promovendo o aprendizado coletivo sobre quais tecnologias funcionam melhor em campo.
Transcrição do vídeo do Professor HOC "A UCRÂNIA TRANSFORMOU A GUERRA EM VIDEOGAME" ( https://www.youtube.com/shorts/VDcCLJuUwe8 )
"A Ucrânia transformou seus ataques com drones num sistema de gamificação. É, eu sei que pode parecer pouco mórbido, mas também a gente tem que lembrar que eles estão em guerra. E independente disso, o sistema é extremamente eficaz e a maneira como ele está sendo implementado é muito inteligente. A pontuação funciona da seguinte maneira. Para cada soldado russo m*****o por drone...você ganha 6 pontos. Antes eram 2. Para cada tanque russo danificado, são 20 pontos. Para cada tanque russo destruído, são 40 pontos. Para cada sistema de lançamento de foguetes múltiplos, são 50 pontos. O ministro da Transformação Digital da Ucrânia disse que esse programa está em funcionamento há algum tempo e que todas as unidades de drones podem participar. E que quando eles aumentaram a pontuação para os soldados russos de 2 para 6, O número de baixas russas cresceu substancialmente. Além disso, todo esse ranking, com essa pontuação, é público, o que estimula a competição entre as unidades. Isso é parte de programa chamado Army of Drones, ou em português, Exército de Drones, que te permite trocar esses pontos em uma espécie de loja militar, ou num mercado, que se chama Brave One Market, para você adquirir...os equipamentos que você achar que são mais necessários para a sua unidade.Então, alguns querem drone, outros querem munição, outros querem bloqueadores de sinal.Cada unidade escolhe o que vai comprar e vai diretamente naquilo que é mais útil para a sua missão e para os seus objetivos.Tudo isso tem trazido várias vantagens para a Ucrânia. A primeira delas é que cria competição entre as unidades. Isso estimula uma ser melhor que a outra.O segundo é que permite a Ucrânia priorizar certos alvos. Por exemplo, se tem uma necessidade de destruir a artilharia, ela aumenta a pontuação e os ataques dos drones vão para a artilharia naturalmente ou automaticamente.A terceira coisa é que força as unidades a documentarem a sua pontuação.E isso acaba gerando uma inteligência de campo muito valiosa.E o quarto ponto é que permite que as unidades, na linha de frente, elas adquiram diretamente do fabricante o que é mais importante e interessante para elas. No final, eles ainda postam uma avaliação de cada equipamento para cada missão e as outras unidades vão aprendendo quais são as melhores práticas e os melhores equipamentos para cada missão. Hoje, quem está na frente é o Madyar' Brovdi.Essa é a unidade com mais de 16 mil pontos. Dá para imaginar o efeito e o estrago que eles estão fazendo" |
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