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"Donos" de canal FM na RM de Natal desistem de implantar emissora

Atualizado: 3 de mai.

O grupo paulista venceu a licitação para operar um canal FM na frequência de 88,5 MHz, com potência de 0,3 kW (300 watts), mas nunca iniciou a implantação da rádio.

Apesar da potência reduzida, o valor do arremate superou 1 milhão de reais, e isso em 2009! A frequência foi licitada para a cidade de São José de Mipibu, com a possibilidade de a torre de transmissão ser instalada praticamente na fronteira com Parnamirim.

Concorrentes da etapa final da licitação do canal FM
Concorrentes da etapa final da licitação do canal FM

Projeto de decreto com a vencedora para outorga do canal FM em 2016

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E finalmente a desistência já no final de 2024

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Na verdade, o canal não possui um "dono", mas sim uma autorização concedida pelo estado. No entanto, em geral, esse período tende a se tornar indefinido devido às prorrogações previstas por lei.

Os Caminhos da Desistência: Pontos Que Podiam Ter Sido Evitados

A inviabilidade do projeto era evidente desde o início, por vários motivos:

  1. A vencedora ofereceu um preço de arremate desproporcional O valor ultrapassou 1 milhão de reais por um canal de apenas 300 watts — uma potência insuficiente para cidades verticalizadas. Isso implicaria dificuldades significativas de sinal em boa parte da capital. Para se ter uma ideia, considerando a inflação acumulada de cerca de 170% entre 2010 e 2024, esse valor corresponderia hoje a quase 3 milhões de reais.

  2. A vencedora não possuía conhecimento da cultura e do mercado local Faço uma analogia com um corretor de imóveis que não considerou diversos fatores críticos em sua análise, como a localização, a vizinhança e o público-alvo, ao avaliar o valor de um imóvel. No que diz respeito à área de cobertura e ao mercado-alvo, ao que parece, a análise foi insuficiente para balizar uma proposta realista. Como resultado, a oferta se mostrou irreal. Outras concorrentes destacaram a discrepância entre os valores ofertados pela outorga. Vale lembrar que, além do valor da licitação, ainda seriam necessários recursos significativos para cobrir outros custos pesados, como a construção, a compra de equipamentos, a formação de equipes e a manutenção de uma estação de FM, entre outros.

  3. A vencedora parecia contar com a hipótese de valorização do canal para futuras negociações Aparentemente, a estratégia era esperar por uma valorização do canal como última alternativa para justificar o investimento inicial.


É lamentável que um processo tão custoso tenha terminado, após uma década, sem resultados concretos. O único saldo foi o prejuízo para o "dial". Uma das concorrentes perdeu a chance de implementar um projeto viável, que provavelmente já estaria em operação hoje. Esse projeto poderia ter atendido a cidades como Parnamirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre e Vera Cruz, visto que a cobertura de qualidade para Natal seria limitada. Além disso, havia a possibilidade de, a longo prazo, fazer um upgrade da licença para aumentar a potência e a cobertura em Natal.



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