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WORKSHOP RÁDIO DIGITAL - A contribuição para o debate da ZYDIGITAL

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Brazilian Engineer Ricardo Gurgel: In Brazil, digital radio will start on AM

DRM, DAB ou HDRADIO qual padrão escolher? Comparando sistemas de rádio digital para o Brasil

Atualizado: 3 de mai.

Os grandes sistemas de rádio digital no mundo são o DAB, o HD Radio e o DRM. Existem experiências em diversas partes do planeta buscando escolher um deles, ou até mesmo composições entre padrões, divididos por faixa de frequência. A escolha de um padrão impacta toda uma indústria que movimenta bilhões de dólares, sendo uma disputa acirrada entre grandes players nos principais mercados.

O que está em jogo?

Já imaginou ouvir, no alcance do rádio, emissoras com áudio pristino, excelência sonora para os ouvidos, informações visuais na tela, alertas e tantos outros serviços integrados à transmissão digital? O áudio digital é muito superior — algo viciante e necessário para equipar as rádios que hoje já concorrem com fontes digitais na internet.

Vamos aos comparativos.

Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Banda de Operação

AM, VHF (FM), banda acima de 30 MHz

Padrão

HD Radio

Banda de Operação

AM e FM

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Banda de Operação

Principalmente banda III (VHF) e L

Sobre as bandas de operação, o padrão DRM é o mais abrangente, sendo o único que contempla também as ondas curtas.

Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Tipo de Transmissão

Digital ou híbrida

Padrão

HD Radio

Tipo de Transmissão

Digital ou híbrida

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Tipo de Transmissão

Apenas digital

Alerta: Pode parecer vantagem manter uma transmissão híbrida (analógica + digital no mesmo canal), mas historicamente, quanto mais se favorece o consumo analógico, mais surgem problemas: maior interferência, maior complexidade técnica e maiores custos. Isso, na prática, leva a uma adoção mais lenta.

Não tenho dúvidas de que a melhor estratégia para uma emissora é realizar a transição com uma transmissão analógica em uma frequência e uma transmissão digital em outra frequência, sem limitações de potência e taxa de bits.


Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Taxa de Dados

4,5 a 186 kbps (depende da banda e modo)

Eficiência Espectral

Alta (ajustável conforme largura de banda)

Padrão

HD Radio

Taxa de Dados

Até ~150 kbps no FM

Eficiência Espectral

Média (depende do canal analógico)

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Taxa de Dados

~64 a 256 kbps (por serviço/programa)

Eficiência Espectral

Alta (multiplexação de vários canais)

Taxa de dados significa, de maneira simples, a qualidade potencial da transmissão: quanto maior a taxa, melhor a qualidade de áudio e mais serviços podem ser integrados.

  • O DAB se destaca pela altíssima qualidade de áudio e pelo melhor aproveitamento da faixa de frequência, permitindo mais emissoras, mais programas simultâneos e grande flexibilidade.

  • O DRM é excelente para cobrir faixas carentes, como as ondas curtas e o AM.

  • O DAB também se mostra ideal para o "caos de sinal" em grandes cidades, onde há grande competitividade entre emissoras e altíssima demanda por qualidade de áudio.


Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Cobertura

Melhor que AM/FM analógico, mas variável

Padrão

HD Radio

Cobertura

Semelhante ao analógico

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Cobertura

Excelente para áreas urbanas e suburbanas

Não vejo obstáculos para a adoção do DRM (Digital Radio Mondiale) como solução para atender diversas faixas de ondas curtas, assim como o AM, que carecem de modernização. Da mesma forma, o formato DAB (Digital Audio Broadcasting) é ideal para grandes cidades, onde há caos de sinais devido à alta demanda por emissoras e à competição por melhor qualidade de áudio. Tenho ressalvas quanto ao HD Radio, especialmente por sua natureza híbrida, que enfrenta desafios de interferência entre sinais ao compartilhar o mesmo canal. Por isso, defendo que tanto o HD Radio quanto o DRM, se aplicados ao AM, operem exclusivamente em modo totalmente digital.


Rádio Digital Brasileiro?
Rádio Digital Brasileiro?

Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Multiprogramação

Flexível (1 a vários programas)

Padrão

HD Radio

Multiprogramação

Limitada (2–4 streams)

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Multiprogramação

Alta (vários programas por multiplex)

Imagine um aumento significativo no número de emissoras com DAB, ou uma única emissora transmitindo múltiplas programações simultâneas e distintas. Esse é um grande diferencial do DAB. O DRM também oferece certa flexibilidade nesse aspecto, enquanto o HD Radio permite multiprogramação, mas é o sistema mais limitado entre os três.


Padrão

DRM (Digital Radio Mondiale)

Popularidade Global

Índia, partes da Europa, Rússia

Padrão

HD Radio

Popularidade Global

EUA e México

Padrão

DAB (Digital Audio Broadcasting)

Popularidade Global

Europa (Reino Unido, Noruega, Suíça)

Sobre a qualidade de áudio:

  • DRM (até 186kbps) e DAB+ (até 256kbps) têm melhor qualidade que HD Radio.

    • DAB+ (a versão mais recente do DAB) consegue transmitir áudio em HE-AAC v2, que permite alta qualidade (próxima ou superior a CD) com taxas de bits menores (~64-128 kbps por canal).

    • DRM também entrega áudio de altíssima qualidade (até qualidade de CD) e é muito flexível, podendo ser configurado para mais qualidade ou mais cobertura, conforme a necessidade.

    • HD Radio tem boa qualidade no FM (semelhante a um CD, mas compressão perceptível em alguns casos) e no AM melhora bastante (fica similar ao FM analógico), mas ainda usa um esquema híbrido que limita o potencial máximo.


O rádio digital vem para reduzir falhas de sinal e melhorar a recepção nas cidades

O EFEITO MULTIPATH : Em uma FM analógica (nosso atual sistema), o efeito pode resultar em DISTORÇÕES no som, como CHIADOS, estalos, ou até PERDA MOMENTÂNEA DO SINAL, especialmente EM ÁREA URBANAS DENSAS ou regiões montanhosas.

É um fenômeno de interferência causado pela recepção de um sinal de rádio por múltiplos caminhos. Isso ocorre quando o sinal transmitido por uma emissora chega ao receptor (como um rádio) por trajetórias diferentes, devido a reflexões em obstáculos como prédios, montanhas, árvores ou outras superfícies.

Como funciona:

  1. Caminhos múltiplos: O sinal de rádio pode viajar diretamente da antena transmissora ao receptor (caminho direto) ou ser refletido por superfícies, criando caminhos indiretos.

  2. Atraso e fase: Os sinais refletidos chegam ao receptor com pequenos atrasos e podem estar fora de fase em relação ao sinal direto. Isso causa interferência, pois os sinais podem se somar (interferência construtiva) ou se cancelar (interferência destrutiva).


O DAB pensou numa solução

No DAB (Digital Audio Broadcasting), o efeito multipath não só não atrapalha tanto, como ele foi previsto no projeto do sistema. Na verdade, o DAB foi desenvolvido justamente para funcionar muito bem em ambientes com multipath, como centros urbanos cheios de prédios, montanhas, túneis, etc.

Explicando de forma simples:

O DAB usa uma técnica chamada OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing), que divide o sinal em várias portadoras pequenas e espalhadas.

  • Quando ocorre multipath (sinal refletido em vários caminhos), essas portadoras conseguem se recompor de forma inteligente no receptor, corrigindo automaticamente o que seria erro em sistemas analógicos ou em outros tipos de digitais.

  • Isso transforma o multipath, que seria um problema grave no FM analógico (chiados, fantasmas, desvanecimentos), em uma vantagem, porque o sinal refletido ajuda a reforçar o sinal total captado.

No DAB, em resumo, o efeito multipath não atrapalha, ele é tolerado e até aproveitado para melhorar a recepção. Por isso, o DAB é considerado ideal para áreas urbanas densas.


O DRM também

O DRM foi projetado com tecnologias que minimizam as desvantagens do efeito multipath, como a modulação COFDM, intervalos de guarda e codificação robusta. Essas características o tornam uma solução muito mais eficaz que o FM analógico em ambientes propensos a reflexões, como áreas urbanas ou regiões montanhosas.

Já o HDRadio...

O HD Radio possui proteção contra o efeito multipath por meio de COFDM, intervalos de guarda e codificação de erro, mas sua eficácia é limitada, especialmente no modo híbrido, devido à interferência entre sinais analógico e digital e à menor flexibilidade em comparação com sistemas como o DRM. Em ambientes com multipath intenso, o HD Radio pode apresentar mais dificuldades, e sua performance depende muito da qualidade do receptor e da configuração da transmissão.



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